segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pinocchio - Mentir pra que??

O mundo é cheio de mistérios... e mentiras?!?
Quando ainda era uma analista iniciante no trabalho eu fui chamada pelo meu gestor para uma conversa, nesta ele quis me ajudar: "Você é muito autêntica e nem todos estão preparados para isto! ". Eu não engoli isto e até hoje carrego  o peso que minhas piadas malvadas ou espontâneos desabafos trazem ao dia dia de quem está comigo. Penso, logo falo!! Assim tenho sido, dizem que  não terei um câncer ou trauma de guardar algo mas sigo trabalhando na terapia o exercício do controle e pensar no outro antes de falar , ainda muito pra aprender ai! 
Até hoje quem me conhece e me quer bem, me dá o direito de explicar as palavras que não soam "redondas" a princípio e agradeço pois concordo que estas podem ser  interpretadas de infinitas e  diferentes formas por quem as lê ou as ouve. Diálogo, e se possível cara  a cara pois o corpo diz muita coisa, é a melhor saída!!Pra escrever este texto eu fui na net e achei um texto bacana mas também busquei definições. Mentir: 
Errar.
Enganar. Iludir. Acreditar: Crer, Confiar. Me senti aliviada,  eu posso NÃO MENTIR e você pode NÃO ACREDITAR!!! "Eu não quis te enganar e mesmo assim você não confiou em mim". Qualquer história termina muito diferente ( e melhor!)  quando  provamos que não mentimos  e não estamos juntos pois alguém não acreditou na relação. Cada um tem sua crença e instinto que devem ser respeitados. "Cadum, Cadum, né??". 
Muito concordo com  Raul Seixas "não podemos ter a velha opinião formada sobre tudo". Às vezes "eu quero dizer agora, o oposto do que eu disse antes"  e isto não é MENTIRA, amadurecemos, mudamos, não? Muita coisa acontece nesta vida pra mudar nossos caminhos, aproveitemos!
Há pessoas que usam a mentira como varinha mágica mas creio que mentira tem perna curta e este super poder de driblar determinada situação vai "se quebrar" em breve, principalmente pelo fato que , segundo  estudos,  quem mente quer logo se livrar do desconforto psicológico que é enganar o próximo, mesmo quando não se o ama. Mentira raramente rima com felicidade e para muita gente querida,  eu peço que pense no seu companheiro(a), na reciprocidade: ele (ela) pode fazer exatamente o que você faz? O que é traição, mentira e coisa ruim no seu relacionamento? "Cadum , Cadum mais uma vez!"
Pinocchio foi, talvez, o único mentiroso da literatura a optar pela verdade — pela boa e simples razão de que a verdade Ihe trazia mais vantagens do que a mentira. Não é bom demais ter a consciência tranquila e viver sem medo de ser desmascarada "na esquina"? Sei bem as encrencas que minha autenticidade e o fato de "falar sem pensar"  já me colocaram preciso apenas melhorar o controle, pois sigo sem mentir. Muita coisa as pessoas nem saberiam se eu não falasse e como podemos mudar de opinião, de sentimento, de prazeres tudo seria mais fácil apenas vivendo os novos prazeres.  #Verdade Sempre #LovePinocchio! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário